Sempre digo por ai, que o incentivo de meus pais em casa e dos professores na escola que me fizeram tomar gosto pelos livros. Também gosto muito de escrever. Mas ler é muito mais delicioso, faz sonhar, entrar na história, nos apegar aos personagens e sofrer, sofrer muito quando o livro acaba. Não há nada melhor que o cheiro de livro novo, virar as páginas, guardá-los com carinho na estante.
Já li livros de gêneros variados desde os mais românticos, aos mais sinistros (hoje fujo desses), mas todos com certeza estão guardados na memória e colaboraram para construir o meu modo de pensar, de me comunicar e enriqueceram meu vocabulário e escrita. Por isso, a importância de incentivar a leitura. Sempre ganhei coleções de livros na infância e me recordo que quando aprendi a ler, saia de carro com meus pais e lia todas as placas e outdoors da rua. Na escola, a atividade preferida era ler um livro por semana e contá-lo depois, ou fazer redações com temas livres. Minhas competições favoritas, eram quem lia mais livros por ano, ou ler um livro em três dias!
Ler nos ajuda a organizar os pensamentos, dá asas a imaginação, nos dá suporte para sabermos dialogar e nos expressar, sem contar que a facilidade de ler e escrever aumenta nosso desempenho nos estudos e capacidade de interpretação. Mas ler, precisa ser um hábito, para assim exercitarmos todas essas capacidades diariamente e por isso é importante começar desde cedo. Vejo muitas crianças gastando seu tempo em itens eletrônicos quando poderiam vivenciar mais a experiência de ler livros.
Hoje não há nada melhor que um bom livro, um dia frio e uma xícara de chá para passar o tempo! Com isso, sempre que possível também irei compartilhar minhas experiências por aqui com os livros, por meio de resenhas, indicando os que acho interessante, falando sobre os escritores e curiosidades. Tudo isso, buscando trazer também algumas reflexões com indicações de obras que tenham assuntos interessantes e dentro da temática aqui do blog.
Espero que gostem!
Gostou dessa publicação? Curta e compartilhe para nos incentivar ainda mais. Até a próxima!
Imagem Destaque: Pixabay