Artigos, Textos

Coronavírus: pode haver algo bom em uma pandemia?

Em uma pandemia, além dos riscos relacionados a saúde do nosso corpo e de todo o medo pela contaminação a nível global, há também o desgaste emocional e psicológico, e toda a crise gerada nos países. Empresas falindo, pessoas perdendo seus empregos, muitos perdendo seus familiares ou a própria vida, e ainda, a redução na população. Logo, os custos de tudo em nosso dia a dia subirá, os hospitais estarão lotados, os profissionais da saúde esgotados, problemas políticos e por ai vai…

Sim, a situação atual requer que busquemos dar atenção a questões que uma rotina normal não pode trazer à tona. É um momento onde, o isolamento social deve ser uma oportunidade de reflexão e não de entrega a pensamentos vãos e depressivos, embora nos pareça inevitável ceder às incertezas. Nesse momento, precisamos ser apoio uns aos outros, mesmo com o distanciamento, onde evitamos sair e ter contato com outras pessoas e ambientes.

Realmente parece impossível que algo reflita de maneira positiva no meio de tudo isso. Mas a questão é, que essa não é a primeira pandemia ocorrida no mundo e não significa que este é o fim dos tempos. Claro, se formos falar sobre as questões do apocalipse essa publicação seria diferente, mas sabemos que todas as adversidades que antecedem o retorno de Jesus já vem acontecendo séculos a fio, e que ele voltará quando menos esperarmos. Porém, acredito sim, que estamos no princípio do fim, ou princípio das dores. Mas, isso é assunto para irmos a fundo em outro momento.

O ponto é que, apesar de tantas notícias e perspectivas negativas vemos a força daqueles que querem lutar para virar o jogo e fazer o bem! Encontramos inúmeros exemplos positivos, e trarei alguns em uma próxima publicação, em breve. Vemos que na humanidade, embora dominada, em sua grande parte, pela maldade e pelo egoísmo em meio a tantos jogos de interesse, é possível ainda encontrar solidariedade, compaixão, empatia, união. Valores que precisamos manter acima de tudo!

Inúmeras pessoas trabalhando em prol de salvar vidas, desde os profissionais da saúde às senhorinhas costureiras que mesmo em isolamento confeccionaram máscaras e outros materiais de proteção para doação as pessoas e hospitais. Há ainda os que olharam para a necessidade alheia, com doações de alimentos, itens de higiene por exemplo, para os mais necessitados, com apoio emocional aos que precisam por conta do isolamento, no cuidado com os mais vulneráveis, etc.

Atenham-se não somente ao crescimento de pessoas infectadas ou as notícias apavorantes, ou a tudo que citei anteriormente sobre o que uma pandemia pode causar. Tire esse momento para você e sua família. Cuide-se, previna-se da melhor maneira possível, todos já sabemos as maneiras de tomar esses cuidados e principalmente, desconecte-se! Leia um bom livro, ouças músicas, assista a um filme bonito, converse mais com quem está em casa com você, ou simplesmente vá descansar um pouco ou faça o que você goste dentro do possível. Leia a Bíblia, ore, busque cada dia mais!

Tudo isso vem e nos dá um “chacoalhão” daqueles para lembrar-nos o quanto somos frágeis, vulneráveis e pequenos diante de um inimigo que não vemos. Para viver a falta daquele afeto que não podemos sentir, para buscar maneiras de nos reaproximar uns dos outros, para valorizar tudo aquilo que temos. Reclamar menos. Não deixar nada para depois. Colocar os pés no chão e recomeçar se preciso, com confiança e positividade! Sim, não somos nada sem o Criador! E então, se há algo bom em toda essa situação é isso, a oportunidade de deixarmos ele fazer parte sim, da nossa vida definitivamente e nos guiar. Este é o tempo! Pois toda essa situação vai passar, mas o Pai, Ele é eterno!

Gostou dessa publicação? Curta e compartilhe para nos incentivar ainda mais. Até a próxima!

Imagem Destaque: Pixabay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s